Atenção.... Urgente!!!

Este Blog Esta Fechado!!!
domingo, agosto 30, 2009

Gripe H1N1: O perigo de uma Pneumonia nova e diferente

Postado por Arthur Mateus

Gripe H1N1: O perigo de uma Pneumonia nova e diferente

A Gripe Suína, ou gripe A, é uma doença respiratória causado pelo Vírus Influenza Tipo A subtipo H1N1. O vírus responsável pelo atual surto é uma variação do H1N1, ou seja, sofreu mutação. Ele é hibrido, isto é, contem material genético do vírus humano, de aves e de suínos. Começou a aparecer no México e acabou se espalhando para outros paises. Os sintomas são semelhantes a gripe comum, aparecem subitamente e incluem febre alta, coriza, dor de garganta, espirros (nem sempre de forma pronunciada), dor de cabeça e no corpo, falta de apetite, tosse (em geral seca, mas pode evoluir para tosse com catarro), cansaço e fadiga e alguns casos, diarréia, náuseas e vômitos podem ocorrer.


O Tratamento é realizado com os antigripais, Tamiflu e o Relenza, já utilizado contra a gripe aviária e com eficácia comprovada contra o vírus da Gripe Suína. Esses medicamentos só podem ser prescritos por um medico. A vacina está em desenvolvimento e ainda não está disponível para a população.

As informações que temos até o momento é que está nova gripe A acomete em maior número pessoas Jovens, Obesos, em especial, as gestantes. De acordo com a pesquisa norte Americana, o Vírus tem especial tropismo pelo pulmão quem, em raros casos, pode evoluir para Pneumonia Severa, dispnéia (Falta de ar) progressiva e insuficiência respiratória Aguda. Esta situação leva invariavelmente os pacientes a UTI, onde são submetidas à entubação e ventilação Mecânica (Prótese respiratória artificial). Ai reside a diferença da pneumonia Normal. A pneumonia pelo H1N1 , em Pacientes suscetíveis, evolui muito rapidamente para insuficiência respiratória Aguda, ao contrário da pneumonia bacteriana típica, onde raramente vemos pacientes jovens ou gestantes em tratamento na UTI com pneumonia tão grave.

É impossível prever, por ser uma situação nova, como a doença vai evoluir e qual sua real taxa de mortalidade. É importante destacar, entretanto, que a grande maioria dos pacientes evolui de forma benigna, não havendo motivo de pânico absolutamente.

Não raro, existe grande ansiedade e insegurança do paciente e de seus familiares, quando há necessidade de internação na UTI. Esse quadro se explica pelo fato de alguns pacientes serem jovem ou gestante que nunca tiveram situação semelhante. Felizmente estamos preparados, do ponto de vista de aparato tecnológico e qualidade humana, para atender qualquer paciente critico, seja ele vitima da gripa A ou de qualquer enfermidade.

Meu Comentario:

A Gripe Suina ja Matou mais ou menos de 500 pessoas no Brasil. Temos que ter cuidados e não entrar em pânico!



Fonte: Jornal da Manhã (Ijui, Quinta-feira, 20 de Agosto de 2009)


Editado Por: Arthur Mateus

0 comentários: